quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Presidente Lula envia carta para diretoria da Nuremberg Messe propondo que Brasil seja o país do ano na BioFach 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.

Joe Valle, Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, participou da BioFach 2009 em Nuremberg e foi ele quem intemediou a carta na qual o Presidente Lula propõe ao diretor geral da Nuremberg Messe, Claus Raettich, que o Brasil seja o pais do ano na BioFach / Nuremberg em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil. Nesta carta o presidente Lula ressalta o compromisso do governo brasileiro com a sustentabilidade e com a agricultura orgânica.

Durante a BioFach também houve reunião dos diretores da Nuremberg Messe com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo de Campos e José Aldemar Batista, que endossaram o pedido para que o Brasil seja o país do ano na BioFach 2014, como parte da estratégia do governo brasileiro de sediar uma Copa do Mundo que promoverá a sustentabilidade em diversos momentos.

Quando ocorreu o Encontro Econômico Brasil Alemanha 2008, em Colônia, Alemanha, Maria Beatriz Martins Costa (Planeta Orgânico) e Ingo Plöger (presidente do IPDES) iniciaram contatos visando a possibilidade da inclusão de produtos orgânicos no catering da Copa 2014.

Este mesmo tema foi abordado por Ingo Plöger na BioFach América Latina 2008 em São Paulo, em painel moderado pelo Planeta Orgânico, do qual participaram Sebrae, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Organics Brasil e Câmara Setorial de Agricultura Orgânica.
A Copa do Mundo 2014 poderá ser a primeira Copa do Mundo a ter um perfil sustentável e com inserção de produtos orgânicos.